Tuesday 26 January 2016

Escrevendo em Português!

Série de palestras do curso PRT420 Português Avançado.
Prof. Hudson Moura
Sala: VC304 (Victoria College, metrô Museum)
Como chegar: siga este link


JANUARY 28 @ 3pm – “Os passos básicos da reportagem na era digital” com Isabel Raupp Pimentel

O texto jornalístico e o passo a passo da realização de uma reportagem na era digital, onde a redução e a banalização do texto se tornam moeda corrente.



 Brasileira com 25 anos de jornalismo em rádio, televisão e revista. Isabel Raupp Pimentel morou em cinco diferentes países e no último ano estudou Relações Públicas e Relações governamentais aqui em Toronto.






FEBRUARY 4 @ 3pm – “O Factual versus o pessoal no documentário” com Gabi Veras
Em 2010, Gabi Veras começa com um projeto jornalístico sobre o impacto de líderes feminas nas comunidades rurais do nordeste do Brasil. Esta experiência pessoal se torna logo numa jornada pessoal pelo sertão sobre esperança, promessa e um encontro. O encontro é com uma mulher conhecida como Dona Josefa, que tem sido uma profissional da saúde, parteira e líder de comunidade há mais de 50 anos. Intrigada com a forma tão eficaz de tratamento através de ervas e rezas, Veras leva o espectador a descobrir um mundo não-convencional que existe e funciona graças a mulheres como Dona Josefa.
Healers (Documentário, 2013, 30 min) online: https://vimeo.com/69288808

Nascida na ilha de Florianópolis no sul do Brasil, Gabi Veras trabalhou por mais de quinze anos nas redações de vários noticiários do Brasil e do Canadá, como a CBC Radio, Radio Canada Internacional e OMNI Television. Em 2001, ela co-produziu com Avi Lev o documentário We are samba.



FEBRUARY 11 @ 3pm – Formas de tratamento no Português brasileiro: O uso do você” com Thiago Bolivar

Este é um trabalho de investigação sociolingüística sobre o uso de formas de tratamento em interações comerciais em Porto Alegre, RS. Foi analisado o uso de formas de tratamento por parte de vendedores do comércio local, no atendimento a clientes, sendo que demos especial atenção para a forma você ao verificarmos que, quanto mais alto o contexto socioeconômico, maior a frequência de uso dessa forma. O trabalho também apontou um comportamento diferenciado entre homens e mulheres nessa situação, sendo a frequência de você entre as últimas bastante superior à mesma frequência entre os primeiros.
 
Thiago Bolivar é professor assistente da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) em Foz do Iguaçu, PR (Atuação: Línguas Adicionais; Linguística). Cursa doutorado na Universidade de Campinas, Brasil. (http://lattes.cnpq.br/4541879404930264)



MARCH 10 @ 3pm - “O que move a minha palavra: uma discussão sobre a visceral necessidade de escrever” com Irene Marques

O trabalho da escritora e professora Irene Marques é caracterizado por uma profunda investigação filosófica onde o indivíduo aparece como uma entidade em constante busca do "todo" em um mundo marcadamente sociopolítico que divide, disseca, aniquila, humilha e rejeita inteligências (não-racionais) multidimensionais e seus caminhos iluminados. Suas narrativas são complexas, multifacetadas, transculturais, trans-históricas e trans-temporais recheadas de alegorias, metáforas, lirismos e realismos mágicos.

Irene Marques é professora de literatura e estudos africanos nas universidades de Toronto e York. É autora dos livros de poesia Wearing Glasses of WaterThe Perfect Unravelling of the Spirit and The Circular Incantation: An Exercise in Loss and Findings, do romance My House is a Mansion e da coleção de contos Habitando na Metáfora do Tempo: Crónicas Desejadas (www.irenemarques.net)

No comments:

Post a Comment